Benefícios do localizador gps na gestão da sua frota automóvel

Vários particulares e empresas já possuem um localizador GPS nos carros, o que permite saber onde estão os veículos em caso de acidente ou roubo.

O Sistema de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês - de Global Positioning System) é um sistema de localização por satélite, por vezes incorretamente considerado um sistema de navegação, utilizado para determinação da posição de um recetor na superfície da Terra ou em órbita.

O GPS foi criado originalmente para fins militares pelos EUA em 1973. Em 1983, foi autorizada a sua utilização por civis e tornou-se totalmente operacional em 1995.

Os primeiros carros com GPS

Atualmente é complementado por outros sistemas como o europeu Galileu, o russo Glosnass e o chinês Compass. A sua utilização civil mais difundida é a de, em conjunto com o GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) e mapas, servir para navegar, mostrando a localização do veículo, indicando percursos, a velocidade de deslocação e o tempo de viagem estimado. Os japoneses, com a Mazda à cabeça em 1990, foram os pioneiros na introdução da navegação por GPS; na Europa, o primeiro carro a ter um sistema desse tipo foi o BMW série 7 em 1994.

Porém, sendo na essência um sistema de localização e posicionamento de pessoas e objetos, as suas capacidades não se circunscrevem às de um mero sistema de navegação - uma das suas utilizações é o fornecimento em tempo real do local onde se encontra um determinado veículo e a sua movimentação. E, em conjunto com outros sistemas de conectividade, como o GSM, pode ser muito útil em caso de acidente ou roubo de um carro.

Vantagens de colocar localizador GPS em carros de frota

A possibilidade de poder localizar e controlar o percurso de veículos começou por ter uma aplicação profissional na gestão de frotas nos finais dos anos 90 do século passado.

O primeiro localizador de carros foi comercializado pelo israelita Haim Rodrik em 1994 mas ainda não se socorria do GPS - só no início deste século é que o mesmo Haim Rodrik desenvolveu um sistema que usava o GPS e o GSM para localizar os carros de uma forma mais precisa e eficiente.

De início, era algo caro e complexo que implicava algum investimento - não só para equipar as viaturas como para o pagamento mensal desses serviços. Porém, o seu desenvolvimento e expansão processaram-se a ritmo acelerado e, além de se tornar mais sofisticado, os custos baixaram consideravelmente sendo hoje muito comum na gestão de frotas empresariais.

View nickshakur's Full Portfolio